Ninguém se cansa a andar de moto, certo?
O cansaço contribui para os acidentes. Mas há formas de evitar esse cansaço.
Mas o cansaço pode acabar por vencer.
Esta é uma verdade universal. E devemos ter isso sempre presente. Em viagens de três ou quatro dias, por exemplo, esta é mais uma das variáveis que devemos ter em mente. Sobretudo se circularmos em grupo.
Como combater o cansaço e a fadiga?
Descansar.
Antes de qualquer viagem, é normal o “nervoso miudinho antes de sair”. Se a viagem for muito desejada, há até quem não durma no dia anterior. Mas o melhor é mesmo preparar tudo uns dias antes, para relaxar o mais possível antes da partida.
Durante a viagem, convém fazer pequenas paragens para esticar as pernas, beber um pouco de água, tomar um café ou apenas para tirar o capacete.
O álcool é mau conselheiro. Além de diminuir a capacidade de resposta, acelera a hipótese do cansaço surgir mais cedo. E como forma de adormecer também não é bom, já que afeta a qualidade e quantidade de sono.
Preparação física.
A menos que se ande de moto todos os dias ou se façam saídas de 200 ou 300 km todos os fins de semana, pode não haver adaptação completa à moto. Por isso, após o primeiro ou segundo dia de viagem, é normal que comecem a sentir-se algumas dores musculares.
Ter a moto bem ajustada é uma forma de não sentir essas dores. O que só acontecerá se se andar nela.
No site http://cycle-ergo.com/ é possível "testar" como será a nossa posição numa moto. |
Combater o calor.
A exposição ao sol e vento durante uma viagem causa desidratação e cansa mais do que o normal percurso casa-trabalho-casa.
Um capacete aberto e t-shirt podem parecer uma boa hipótese… mas não são. Ambos contribuem para um desgaste físico mais rápido do que um casaco (pode ser em mesh) e um capacete integral. Estes protegem dos ventos, ajudando a preservar a hidratação e a evitar escaldões provocados pelo sol.
Um capacete aberto e t-shirt podem parecer uma boa hipótese… mas não são. Ambos contribuem para um desgaste físico mais rápido do que um casaco (pode ser em mesh) e um capacete integral. Estes protegem dos ventos, ajudando a preservar a hidratação e a evitar escaldões provocados pelo sol.
Reduzir o ruído.
O barulho do vento ou do escape contribuem para a fadiga, além de provocar danos na audição. Daí que um capacete que isole bem o som, um ecrã frontal ou uns protetores auriculares podem ser uma boa opção.
Realmente me canso muito ao andar de motocicleta espero que com essas dicas eu acabe com essa fadiga
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