Fadiga em viagens. Como a combater?


Ninguém se cansa a andar de moto, certo? 

O cansaço contribui para os acidentes. Mas há formas de evitar esse cansaço. 



Mas o cansaço pode acabar por vencer.

Esta é uma verdade universal. E devemos ter isso sempre presente. Em viagens de três ou quatro dias, por exemplo, esta é mais uma das variáveis que devemos ter em mente. Sobretudo se circularmos em grupo.


Como combater o cansaço e a fadiga?

Descansar.

Antes de qualquer viagem, é normal o “nervoso miudinho antes de sair”. Se a viagem for muito desejada, há até quem não durma no dia anterior. Mas o melhor é mesmo preparar tudo uns dias antes, para relaxar o mais possível antes da partida. 

Durante a viagem, convém fazer pequenas paragens para esticar as pernas, beber um pouco de água, tomar um café ou apenas para tirar o capacete.

O álcool é mau conselheiro. Além de diminuir a capacidade de resposta, acelera a hipótese do cansaço surgir mais cedo. E como forma de adormecer também não é bom, já que afeta a qualidade e quantidade de sono.



Preparação física.

A menos que se ande de moto todos os dias ou se façam saídas de 200 ou 300 km todos os fins de semana, pode não haver adaptação completa à moto. Por isso, após o primeiro ou segundo dia de viagem, é normal que comecem a sentir-se algumas dores musculares. 

Ter a moto bem ajustada é uma forma de não sentir essas dores. O que só acontecerá se se andar nela.

No site http://cycle-ergo.com/ é possível "testar" como será a nossa posição numa moto. 

Combater o calor.

A exposição ao sol e vento durante uma viagem causa desidratação e cansa mais do que o normal percurso casa-trabalho-casa.
Um capacete aberto e t-shirt podem parecer uma boa hipótese… mas não são. Ambos contribuem para um desgaste físico mais rápido do que um casaco (pode ser em mesh) e um capacete integral. Estes protegem dos ventos, ajudando a preservar a hidratação e a evitar escaldões provocados pelo sol.


Reduzir o ruído.

O barulho do vento ou do escape contribuem para a fadiga, além de provocar danos na audição. Daí que um capacete que isole bem o som, um ecrã frontal ou uns protetores auriculares podem ser uma boa opção.









Comentários

  1. Realmente me canso muito ao andar de motocicleta espero que com essas dicas eu acabe com essa fadiga

    ResponderEliminar

Enviar um comentário