O que influencia o consumo da moto?



Alguns conselhos para poupar no combustível.

Com o aumento do preço da gasolina, as nossas voltas de moto tornam-se mais caras. E como uma moto parada degrada-se mais do que a andar, ficam seis pequenos conselhos simples para poupar um pouco de gasolina. Boas viagens!

PRESSÃO DOS PNEUS.

O ar serve para manter o pneu na roda. Mas influencia, obviamente, a tração, estabilidade e a manobrabilidade da moto. E todos sabemos que pneus com pressão abaixo do ideal vão contribuir para aumento do atrito, resultando num maior consumo da moto.

Uma vez por semana, a pressão dos pneus deve ser vista, sempre com os pneus a frios. Todas as motos têm a indicação da pressão certa para cada pneu. Se não estiver na própria moto, estará de certeza no manual.


AJUSTAR A TENSÃO DA CORRENTE.

Uma corrente solta vai causar desgaste prematuro na transmissão da moto, nomeadamente no pinhão de ataque e cremalheira.
Por outro lado, uma corrente demasiado apertada causa pressão sobre os rolamentos da cremalheira e do pinhão de ataque, reduzindo também a potência da moto. Assim, é preciso mais gasolina para termos o mesmo comportamento da moto.

Ajustar a corrente pode ser feito por qualquer um. Contudo, convém ter sempre o manual com a tolerância de aperto da corrente. Ah! Lubrificar a corrente também é importante. E o melhor é fazê-lo depois de andar de moto. Com a corrente quente, a lubrificação é mais eficaz.


ÓLEO EM BOM ESTADO.

O óleo do motor tem uma grande importância no consumo de combustível. Ele serve para lubrificar e limpar as peças metálicas dentro do motor, para que continue a trabalhar sem mossas.

Fazer as mudanças de óleo sempre a tempo é uma forma de prolongar a vida da moto e ajuda a manter um consumo de combustível otimizado.
A viscosidade de óleo é importante e deve estar prevista no manual da moto.


FILTRO DE AR.

Se taparmos a boca com a mão, torna-se difícil respirar, certo? E o mesmo acontece quando o filtro de ar de uma moto não está nas condições ideais. A função do filtro de ar é impedir a entrada de partículas e lixo para o motor, prevenindo o desgaste e ajudando a conservar o óleo em bom estado.

Há vários tipos de filtro de ar. Os mais comuns, em papel, não devem ser reutilizados. Se estiverem sujos, o melhor é mesmo deitá-los fora. Passar com ar à pressão não vai adiantar muito.
Os filtros de outros materiais devem ser lavados conforme indicado nas embalagens de compra.
Para consumir menos gasolina, convém termos o filtro de ar em bom estado.


CONDUÇÃO.

O fator mais importante: o punho. E está na nossa mão fazer arranques mais suaves, deixar de acelerar nos semáforos quando estamos parados ou levar a moto ao red line para travarmos logo a seguir, certo?










Via visordown

Comentários

  1. Vou seguir as dicas porque estou gastando muito combustível quando ando de motocicleta ultimamente

    ResponderEliminar

Enviar um comentário