Planear uma grande viagem de moto.


Planear uma grande viagem de moto.

Grande parte de nós faz uma "viagem grande" todos os anos. Como a preparar?

O bom tempo está a chegar e com ele a vontade de pegar na moto e viajar. Não uma viagem curta "para almoçar", mas uma mais "substancial".

Este guia relembra algumas dicas para quem gosta de sair de casa mais do que um dia (ou fim de semana).

O que ter em atenção antes de sair em viagem?


1. Manutenção


É uma dica básica - devemos ter a manutenção sempre em dia - mas nunca é demais relembrar que ela deve ser feita antes de partir em viagem. De preferência, fazer a manutenção 15 dias antes de sair, até para perceber se está tudo efetivamente a 100%.

Além da manutenção na oficina, convém lubrificar, por exemplo, a corrente, ver as pastilhas dos travões, os piscas e a buzina.


2. Energia para tudo.


A presença de smartphones/GPS na nossa vida e durante as viagens são uma constante. Cada vez mais precisamos de estar ligados ou de verificar se o caminho que estamos a percorrer está correto. Para isso precisamos de ter energia.

Muitas motos já trazem a famosa "tomada de isqueiro" à qual podemos ligar um carregador com várias saídas USB. Atenção ao modo como este extra é montado. Convém ter sempre a opinião/ajuda/intervenção de pessoal especializado para que não surjam imprevistos que estraguem a viagem.


3. Para mais tarde recordar.


Já muitos de nós utilizam "action cameras" para tirar fotos em andamento ou fazer vídeos durante a viagem. Para não cortar o filme a meio, é importante levar uns cartões a mais, baterias e um pano para limpar a câmara.

Ninguém vai querer um vídeo ou fotografia de uma grande paisagem ou estrada desfocada, certo?

Acerca deste tópico, convém saber as regras de cada país. Em Espanha, por exemplo, dá direito a multa.


4. A borracha que ajuda a prevenir acidentes.

Os pneus devem ser dos temas mais discutidos entre quem anda de moto. Uns gostam de uma marca X, outros de marca Y. Há quem prefira um puramente citadino, outros gostam mais de um pneu misto, para a estrada e fora dela.

Seja qual for a preferência, é essencial partir para uma viagem com bons pneus. É bom que os pneus não estejam ressequidos, com mossas ou, pior do que tudo isso, carecas/gastos/abaixo do limite legal.

Além de ser proibido, os pneus em mau estado podem comprometer uma travagem/levar a perda de aderência e serem a causa de um acidente.


5. Uma corrente forte.


A corrente é outro elemento importante. Antes de sair em viagem, verificar sempre se está com a folga recomendada pela marca. Há quem mantenha uma periodicidade específica para lubrificar a corrente - há quem lubrifique de 500 em 500 km até quem o faça de 800 em 800 km. Outros aplicam a máxima "se a corrente brilha, é porque precisa de lubrificação". Seja como for, é preferível lubrificar a corrente no final de cada dia de viagem. Assim, a corrente a quente permite que a lubrificação seja mais profunda evitando-se, também, que os salpicos de óleo sujem as rodas, etc.


6. Fusíveis, fita americana, abraçadeiras, cintas de transporte e fio de cobre.


Para quem tem espírito MacGyver, há sempre aqueles extras que vão na topcase ou mochila. Os fusíveis são uma medida de precaução, caso a moto tenha fusíveis. Já o resto dos objetos mencionados podem ser vir para um pequeno conserto de um casaco, de umas botas ou até da bagagem.


7. Kit de ferramentas.

Quase todas as motos trazem um kit de ferramentas básico. O kit pode ser melhorado até chegar a incluir uma cinta de reboque de motos.


8. Seguros e assistência em viagem.


Além do seguro obrigatório, é sempre bom escolher um ou outro extra no seguro, só para ter a certeza que tudo correrá bem, em caso de um imprevisto. As coberturas são muitas e convém saber o que significam e o que incluem.

Boa viagem!






Fotos via pixabay e unsplash.

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