O que evitar quando circulamos?

Algumas dicas que podem salvar a vida de um motociclista.



Andar de moto é sinónimo de felicidade para muitos. Seja em cidade ou fora dela, tentamos com que cada viagem seja, pelo menos, relaxante. Mesmo assim, já passámos por situações apertadas, com muitas tangentes e sustos. Aprendemos com isso, mas é sempre importante relembrar alguns sítios que podem pôr a nossa integridade física em risco quando andamos de moto.


Ângulo morto

O mais óbvio de todos os sítios a evitar. Muitos dos automobilistas olham pelo espelho à procura de outros veículos de 4 ou mais rodas. Poucas vezes olham com a atenção suficiente para ver uma moto - apesar de andarmos sempre com os médios ligados.
Sempre que estamos no ângulo morto de um automóvel, camião ou autocarro, sairmos de lá o mais rapidamente possível é essencial. Os pilares dos carros, os bancos de passageiros e os próprios passageiros impedem que sejamos vistos. Por isso, o melhor é assumir que não nos estão a ver até os ultrapassarmos, por exemplo.


Estar entre duas vias

Sem querer levantar a questão do lane-splitting (ou circulação no meio dos carros). Estar no meio dos carros é de evitar. Podemos não ser vistos por causa dos pilares ou porque um dos veículos ao nosso lado é um pesado - e nós estamos abaixo do ângulo de visão do condutor.


Ultrapassar em estradas secundárias

Aquelas estradas que procuramos para "gastar as laterais" dos pneus podem ser armadilhas. A menor visibilidade em curva - muitas vezes provocada por árvores - ou a falta de sinalização de muitos veículos - sobretudo piscas - podem causar estragos em nós e na nossa moto. Ainda relacionado com os piscas: se o veículo da frente estiver a travar, pode não estar a dar-nos passagem, mas a preparar-se para virar. E cuidado também com as inversões de marcha.


O primeiro num cruzamento ou interseção

O verde cai e o que nos apetece é arrancar logo. Mas convém não ser o primeiro (sobretudo de moto). Quantas vezes não assistimos a condutores a passarem o vermelho?


Estradas de montanha

Para muitos, estrada de montanha significa férias. É sair da cidade e ir a um sítio qualquer com curvas incríveis, paisagens de tirar o fôlego e relaxar ao máximo. Passamos muito tempo a planear e a ansiar por estas saídas.
Depois chegamos lá e aparece-nos um veículo lento, a atrapalhar-nos as curvas. Pensamos se devemos ultrapassar numa curva fechada ou num sítio com linhas contínuas, até porque somos rápidos e "ninguém vê". O melhor é pararmos um pouco. Apreciar a paisagem, beber uma água e fumar um cigarro (para quem fuma). Assim damos o espaço ao veículo lento e voltamos à estrada em segurança.

 Circular atrás de carros

(conselho deixado nos comentários da página do Cartão de Emergência do Motociclista)
Circularmos atrás de um carro (com devida distância de segurança) pode ter vantagens. Como não conseguimos ver toda a extensão da estrada à nossa frente, pode ser melhor para nós circular na mesma "linha" dos rodados do carro. Assim, temos a certeza que não vamos apanhar um buraco (por exemplo) que nos desequilibre.






Fonte Ride Apart • Imagens: Unsplash

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