Estradas secretas que vão deixar de o ser.


O artigo que transcrevo é da Motorcycle Diaries, mas vale a pena traduzir para português. Assim, ficamos todos com vontade de descobrir mais estradas por essa Europa fora. São estradas boas, mas que "vivem ofuscadas" por outras mais populares nas proximidades.
Vamos descobrir curvas incríveis e cenários deslumbrantes?


SP389, ORUNE - NUORO

Curvas, campo e porcos
Sardenha - 20 km
As curvas na Sardenha.

Começamos pela Sardenha. A segunda maior ilha do Mediterrâneo, logo a seguir à Sicília. Segundo a Motorcycle Diaries, esta ilha é conhecida pelo alcatrão praticamente perfeito, típico desta SP389. A partir de Orune, a estrada percorre entre vegetação, pequenas árvores e uma estranha família de porcos antes de descer 400 metros até Nuoro. É daquelas estradas de que gostamos, cheia de curvas, quando podia existir uma linha reta.

Para lá chegar, basta seguir o link.


L83, BÜHLERTAL - RAUMÜNZACH

Curvas rápidas, árvores e lago
Alemanha - 16 km
Paisagens e a moto. Não é preciso mais nada.

A seguir partimos para L83, na Alemanha. Uma estrada rápida, que alcança a zona norte da Floresta Negra. A B500 que corta a Floresta Negra é um destino para muita gente. Esta L83 parece fugir ao turismo e câmaras de velocidade. A partir de Bühlertal, sobe-se para este. E depois é sugerida uma paragem em Wiedenfelsen, para apreciar a vista. Depois de subir, a estrada torna-se mais rápida antes de passar ao longo de um lago artificial e da barragem.

Sigam por aqui para descobrir mais.


E65, SENJ - PRIZNA

Costa, penhascos e curvas
Croácia - 20 km
Grandes fotos se devem trazer daqui.

A costa Adriática é uma mistura de vistas, curvas, aldeias limitadoras de velocidade e estradas com alcatrão, no mínimo, dúbio. A E65 entre Senj e Prizna tem menos aldeias e melhor alcatrão no caminho. Ou seja: mais motivos para diversão! E para complementar, há as ilhas de Rab, Pag e Cres. A estrada 406 da costa para o ferry que leva a Peg vale a pena ser feita. E continuar para Karlobag também merece a visita. 

Mais sobre este trajeto aqui.


N266, NAVE REDONDA - PORTO DE LAGOS

Apertada, técnica e com retas curtas
Portugal - 36 km

Finalmente chegámos a Portugal. Confesso que ainda não fiz este trajeto, mas acaba de entrar para a minha lista de estradas a fazer. Segundo a Motorcycle Diaries, a N266 é perfeita para testar a técnica na moto. Carregadinha de curvas fechadas, árvores a ladear a estrada e retas pequenas com curvas apertadas. E até esta publicação refere a comida em Portugal. Paragem obrigatória no Café Império em Caldas de Monchique para um prato de presunto para temperar o cardápio de curvas.

O caminho por lá chegar é curto. Basta clicar.



http://bit.ly/CEM_temporario 

SS25, SUSA - FRONTEIRA COM FRANÇA

Curvas em cotovelo, vista de vale e floresta
Itália - 36 km

A SS25 é uma estrada íngreme, uma escada sempre a subir no vale do Rio Cenischia. Esta estrada de montanha continua em França, na D1006, e passa pelo Lago du Mont Cenis e continua em curvas em cotovelo até à cidade de Lanslebourg-Mont-Cenis. A vistas continuam a ser espetaculares no lado francês, mas a estrada deste lado é um trunfo que os franceses não têm. Há literalmente uma linha que diferencia o alcatrão: cinzento do lado italiano e bege do lado francês.

Mais sobre a estrada neste link.


N338, SERRA DA ESTRELA

Curta, suave, sublime
Portugal - 9 km

Quem cá volta não quer sair, digo eu. Mais uma estrada portuguesa em destaque. Segundo a Motorcycle Diaries, a N338 é perfeita para quem gosta de estradas ladeadas de bermas a vermelho e branco, tal e qual uma pista. O alcatrão é melhor no lado oeste, mas vai-se deteriorando à medida que se sobe. Dica dada pelo site: a moto pode perder um pouco da potência, já que estamos a 1993 metros de altitude.

Subam a serra por aqui.


D205T, COL AGNEL (LADO DE FRANÇA)

Alpes, neve e estrada apertada
França - 15 km

Geralmente fechada até 15 de junho, o Angel Pass passa a maior parte do tempo coberta de neve, o que é normal porque falamos de 2774 metros de altitude. Esta estrada está também na terceira passagem mais alta dos Alpes, atrás de Stelvio Pass e o Col l'Iseran.



C462 - SOLSONA - SANT-LORENÇ DE MORUNYS

Rápida, vales profundos e vista de albufeira
Espanha - 19 km

A C462 desenvolve-se pela base dos Pirinéus. De Solsona para norte começa-se por retas e curvas dignas de uma pista. Depois acompanha o rio Cardener até à sua nascente. Entalada no meio de uma garganta até um túnel, desembocando numa barragem. 

Ver a estrada aqui.


FV-30, ANTIGUA - PAJARA

Impressionante, montanhosa, deserto
Fuerteventura - 25 km

Uma ilha com vinte milhões de anos, a mais antiga das Canárias, conhecida pelas suas praias. Mas para o interior, uma impressionante paisagem lunar de deserto, rochedos, com solo preto e vermelho dominam. É neste terreno que se encontram algumas das melhores estradas da ilha. E vale a pena destacar a paisagem da FV-30, que tem mais em comum com Marrocos do que com qualquer outro lugar na Europa. As estradas podem ter areia, sobretudo quando se sentem os ventos originários do Sahara.

Descubram a FV-30 aqui


AL3102, BACARES - VELIFIQUE

Espetacular, curvilínea, espetacular
Espanha - 31 km

Olhar para esta estrada, segundo a Motorcycle Diaries, faz qualquer motociclista chorar. Em fotos parece um sonho tornado realidade. Curva após curva, vai-se cortando montanha. Não existe curva muito apertada, nem reta demasiado longa. Fazer esta estrada faz acreditar que esta será uma das melhores da Europa. O único problema: pode tornar-se demasiado fria, devido à proximidade da Sierra de Los Fibrales.

Para lá chegar, basta clicar.
Este artigo é totalmente inspirado noutro, editado pela Motorcycle Diaries. As imagens também foram retiradas do mesmo artigo.


Comentários